Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo

Conheça a Secretaria:

Criada pela Reforma Administrativa, Lei Complementar N.º 165/2006, cabe à Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo incentivar e apoiar a produção cultural, as atividades esportivas, de lazer e de turismo do Município, dando-lhes caráter educativo. É responsabilidade do órgão promover e preservar o patrimônio histórico e cultural, cuidar e fomentar o acervo da Biblioteca Municipal, gerenciar a realização de eventos na área de sua competência, desenvolver convênios com órgãos federais, estaduais e entidades particulares.


Mantém, ainda, a Escola de Artes, estimulando a produção cultural e a formação de novos artistas, bem como a participação da população em eventos esportivos e de lazer, promovendo competições, cursos e seminários.

Também assessora e gerencia a implantação e a utilização dos equipamentos necessários para lazer e turismo e cursos para geração e incremento da renda familiar. Todas essas atividades são fomentadas por meio de programas e eventos específicos. A Orquestra Municipal de Metais e Percussão de Serrana, bem como a Banda Marcial estão vinculadas à Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo. Os principais eventos organizados pelo órgão são a Noite Sagrada, Festival de Artesões e Artesanatos, Festival da Viola, Ballet e Sapateado, Mostra de Teatro e Semana Cultural.